Goleador em Portugal, brasileiro Dyego Sousa convocado pela seleo portuguesa :: ogol.com.br

Veja o conteúdo original no site O Gol

O técnico Fernando Santos surpreendeu nesta sexta-feira com uma convocação inesperada. Dyego Sousa, brasileiro naturalizado português, roubou a cena em dia de retorno de Cristiano Ronaldo à seleção portuguesa.

A expectativa da convocação era pelo retorno de Cristiano Ronaldo aos convocados. O atacante vinha sendo poupado dos jogos internacionais para se focar no seu novo clube, a Juventus, e não atuava desde a Copa do Mundo. No entanto, os destaques acabaram por serem outros.

A principal surpresa ficou certamente pela convocação inedita de Dyego Sousa. Com 29 anos, o brasileiro, natural de São Luís, do Maranhão, apareceu entre os convocados. Desde 2010 o atacante atua no futebol português, com passagem curta pela Angola.

Dyego Sousa é atualmente vice-artilheiro do Português, pelo Braga, com 14 gols, atrás apenas de Seferovic, do Benfica. O atacante foi artilheiro nesta temporada da Taça da Liga, com quatro gols em três jogos. Ao todo, Dyego tem 19 gols na temporada, em 33 jogos.

Curiosamente, Dyego Sousa nunca atuou por um dos três clubes considerados grandes em Portugal. O atacante passou por Leixões, Tondela, Portimonense e Marítimo antes de chegar ao Braga.

Outra novidade da lista foi a convocação do jovem João Félix, do Benfica. O ponta de 19 anos é uma das sensações na Europa e já foi apontado a clubes como Real Madrid, Barcelona, Juventus, Atlético de Madrid e Paris Saint-Germain.

Quem é Dyego Sousa?

Aproveitando a novidade, consultamos Vasco Sousa, colaborador português de oGol e especialista em estatísticas pelo Playmaker_PT.  Quem é Dyego Sousa e como foi sua trajetória até chegar na seleção lusa?

“Dyego Sousa chegou a Portugal em 2010/11 e começou por jogar na 2ª Divisão, só tendo chegado à primeira divisão em 2014/15, no Marítimo. Em 2015/16 afirmou-se no futebol português e em 2017 acabou por assinar pelo Braga, o principal clube do futebol português na atualidade, abaixo dos históricos FC Porto, Benfica e Sporting. Esta temporada tem estado em grande destaque: já marcou 19 gols e luta para ser o artilheiro da Liga Portuguesa”, comentou Vasco Sousa.

“Em termos de características, Dyego Sousa é muito forte fisicamente, recebe e segura bem a bola e destaca-se no jogo aéreo: nove dos 19 gols marcados esta temporada foram de cabeça”, analisou, lembrando também de um lado menos positivo, que parece ter ficado no passado.

“Dyego Sousa já teve vários problemas disciplinares em Portugal, o maior de todos uma agressão a um árbitro num jogo amistoso em 2016, que o levou a ficar suspenso durante vários meses. Contudo, nos últimos tempos temos visto um Dyego Sousa muito mais tranquilo e já não envolvido em polêmicas”, explicou.