Fifa confirma novo e polmico Mundial de Clubes para 2021 :: ogol.com.br

Veja o conteúdo original no site O Gol

A Fifa confirmou nesta sexta-feira o que já era esperado: o Mundial de Clubes vai mudar de formato. O novo modelo da competição vai ser disputado a partir de 2021, de quatro em quatro anos, e vai ocupar as datas da Copa das Confederações.

A medida surge com muita polêmica e reprovação em massa dos clubes da Europa. A Associação Europeia de Clubes (ECA), com representantes de gigantes como Bayern de Munique, Barcelona, Real Madrid, Juventus, entre outros, já se manifestou contra o novo Mundial e ameaçou boicotar a competição.

A ideia da Fifa é tentar encontrar um formato para o Mundial de Clubes que seja mais atrativo que o atual, considerado pouco relevante no calendário do futebol atual. O torneio contará a princípio com 24 clubes, será mais longo que o atual, e disputado de quatro em quatro anos, como a Copa do Mundo.

“Não será uma competição como a que temos até agora. Queremos ter uma competição de prestígio, inclusiva. E vamos ter tudo isso com o novo Mundial de Clubes a partir de 2021”, defendeu Gianni Infantino, presidente da Fifa.

“Houve muitas discussões construtivas com o presidente da Uefa. Estamos avançando nesse assunto (resistência dos clubes da Europa). Temos a responsabilidade de tomar decisões, e tomamos a decisão, e nas próximas semanas essas discussões vão dar frutos”, garantiu.